Frequentemente associada à enumeração dos componentes alergénios (obrigatório por lei e auxiliar na saúde do consumidor), a ficha técnica pode e deve conter muitas mais informações.
As quantidades de cada ingrediente e o modo de confeção, facilitam a reprodução do prato por colaboradores com ainda pouco contacto com a receita em questão, o que fornece grande flexibilidade à gestão de colaboradores num estabelecimento. Associado a estas informações, torna-se possível estabelecer quantidades per capita, ou seja, reproduzir a receita de acordo com o número de refeições/produtos desejados, evitando desperdícios ou falhas na produção. As características sensoriais distintas (cor, cheiro, sabor) podem ser acrescentadas a esta informação, como um guia suplementar para a uniformização do fabrico. Pode ainda contemplar os utensílios necessários à elaboração do produto alimentar, tornando-se uma ferramenta de apoio à gestão da palamenta.
Adicionalmente, a inclusão do valor económico associado a cada ingrediente e o total do preço por refeição/produto, surge como uma importante medida de gestão de custos que permite ao operador alimentar ter um melhor controlo sobre os gastos e o retorno económico associados. Pode ser ainda incluído o valor nutricional na criação da ficha técnica. Este campo torna-se especialmente importante em estabelecimentos com populações específicas, quer relacionadas a faixas etárias (como por exemplos lares de idosos ou escolas), quer relacionadas a características sociais, ideológica ou padrões alimentares distintos (por exemplo, dietas vegetarianas). O valor nutricional permite a adaptação do consumo alimentar às necessidades da população em causa. Poderá ser ainda vantajoso em estabelecimentos que queiram destacar o seu produto pelo seu valor nutricional ou até mesmo utilizar essa informação na criação de um rótulo para venda de produtos embalados.
A ficha técnica traz assim inúmeras vantagens, ao compilar um conjunto de informações que permitem atuar no campo económico, na eficiência do serviço e na valorização do produto, para além de abrir portas para outras aplicações associadas como a rotulagem e a distinção do seu produto num mercado competitivo.
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